Biden ultrapassa Trump na primeiras horas desta sexta

 Após ter liderado durante praticamente toda a apuração, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi ultrapassado pelo candidato democrata Joe Biden na Geórgia, feudo republicano desde 1996, nas primeiras horas desta sexta-feira (6).

Os dois postulantes aparecem com 49,4% da preferência, mas o ex-vice de Barack Obama tem 917 votos a mais que o magnata, com cerca de 99% da apuração concluída.

O Partido Republicano vence no segundo estado mais populoso do sudeste dos EUA desde 1996, quando Bob Dole superou o democrata Bill Clinton, mas Biden conseguiu passar à frente graças ao apoio massivo obtido em áreas urbanas como Atlanta, onde mais da metade da população é negra.

No condado de Fulton, onde fica a cidade mais populosa da Geórgia, o candidato democrata tem 72,6% dos votos, contra 26,2% de Trump. Atlanta também se estende pelo condado de DeKalb, onde o placar é de 83,1% a 15,8% a favor de Biden.

Além disso, o ex-vice de Obama lidera com folga em municípios como Augusta, Columbus, Macon, Savannah e Athens, todos eles com uma grande população negra.

A Geórgia tem 16 dos 538 votos no colégio eleitoral. Se mantiver a dianteira no estado, Biden iria a pelo menos 269, metade do total, mas a Fox News e a Associated Press também já contabilizam um triunfo no Arizona, o que o levaria a 280 delegados.

Além disso, o democrata vem reduzindo paulatinamente a vantagem de Trump na Pensilvânia, onde menos de 20 mil votos os separam, com 5% da apuração ainda a ser concluída. Biden também lidera em Nevada, com vantagem de pouco mais de 10 mil votos.