Enquanto a vacina da covid-19 não for liberada, o jeito é acompanhar as aberturas de fronteiras e aeroportos de alguns países antes de viajar.

Mas antes de embarcar em sua viagem, é preciso conferir todas as restrições sanitárias do país, incluindo a necessidade de adquirir seguro viagem, que é uma condição para aceitar turistas em determinados destinos.

E para te ajudar a escolher, trouxemos os países para turismo que abriram suas fronteiras para receber brasileiros.

Países europeus que estão aceitando brasileiros para turismo

Os destinos da Europa são os mais pedidos entre os brasileiros, e não era de se esperar, pois muitos locais são um verdadeiro espetáculo da natureza, com cidades históricas e arquitetônicas.

Se você curte uma praia e vinhos raros, seu destino é a Albânia, onde era considerada um dos destinos mais difíceis para realizar viagem na Europa.

Hoje, o país recebe brasileiros sem visto, assim como a Sérvia, mas prepare-se para o uso de máscaras em locais públicos.

A Macedônia do Norte também está liberada, porém com limitação de duas pessoas em espaço fechado.

Se você prefere países com belas estações de esqui, vai adorar conhecer Andorra, mas precisa ficar em quarentena por 14-15 dias. Assim como a Irlanda e países do Reino Unido.

Outras opções são Kosovo, Bósnia e Herzegovina, que necessitam de um teste para Covid-19 negativo emitido em até 48 horas.

Países da América Central, do Norte e Sul

As Ilhas e países independentes do Caribe Antígua e Barbuda e Dominica necessitam que os turistas façam o teste negativo e fiquem de quarentena.

Já a República Dominicana, você pode escolher o que fazer em Punta Cana, aproveitando as belezas naturais do Caribe em contato com o mar cor de turquesa. Porém, será necessário preencher uma Declaração de Saúde do Visitante.

Se você quiser ir para Bahamas, além do teste para covid-19, também é preciso preencher um formulário obrigatório e quarentena de 14 dias.

As mesmas exigências valem para Honduras, Bermudas, Equador e Colômbia, só que neste último caso, é obrigatório um cadastro no site de imigração do país.

Países como os Asiáticos, continente africano e Oceania abriram suas fronteiras

Nos países Asiáticos, como Armênia, será exigido quarentena de 14 dias e teste negativo para covid-19.

Em outros destinos como Camboja, o seguro saúde é obrigatório, incluindo todas as despesas médicas, pagamento inicial de taxas extras e se caso o voo esteja contaminado, é preciso que o turista fique em quarentena por 14 dias.

Uma boa notícia é que paraísos como as Maldivas, mesmo com resorts com capacidade reduzidas, estão recebendo turistas com base em teste PCR de Covid-19 e máscaras em locais públicos.

Viagem segura: Cuidados antes de embarcar para seu destino

Antes de embarcar na sua viagem, verifique todas as informações a respeito de cobertura mínima com despesas médicas, restrições sanitárias e preenchimento de formulários específicos.

Em alguns aeroportos, será aferida a temperatura e podem solicitar os documentos que comprovem a sua saúde em geral, sendo este um dos pontos que o coronavírus mudou nas viagens. Por isso, fique atento a todas as exigências, para assim realizar uma viagem segura e bem aproveitada.