As fake news que inicialmente surgiram pelo Facebook continuam fazendo vitimas ao redor do mundo, precisamos ficar atentos aos riscos dessa onda. Recentemente no blog do Facebook, o CEO Mark Zuckerberg disse que o publico em geral costuma interagir muito mais com os conteúdos sensacionalistas, disse também que o algoritmo será alterado para que a inteligência artificial da rede social detecte e distribua cada vez menos esse tipo de conteúdo.


O WhatsApp no intuito de alertar com respeito as publicações que não foram escritas pelo usuário que as  enviou informa agora quando uma determinada noticia é encaminhada de um terceiro, mesmo assim continuamos vendo casos como o que aconteceu com uma pequena cidade de Acatlán no México. A manipulação de noticias para um determinado propósito nunca foi tão fácil de ser feita e de ser disseminada como é hoje através das varias redes sociais disponíveis, assim como você caro leitor, eu sei, é assustador. A sensação que temos é que não da apenas para crer em uma única fonte, uma vez que todos costumam pender para o seu próprio interesse quando transmitem e não apenas como um ponto de vista diferente, mas como algo tendencioso e aproveitador.

Em 29 de agosto houve uma grande tragédia em Acatlán, quando uma multidão guiada por uma noticia falsa distribuída pelo aplicativo Whatsapp dizia que duas pessoas haviam sido presas por sequestros de crianças, esse episodio terminou com duas pessoas inocentes espancadas e incendiadas ate a morte. O caso chocou o país, Maria Del Rosário Rodriguez a mãe de uma das vitimas, ficou sabendo através do Facebook dos acontecimentos e conseguiu acompanhar instantaneamente dos Estados Unidos as mortes do seu filho e do seu cunhado através de uma transmissão ao vivo feita pela multidão que tirava a vida dos seus entes queridos.

Essa tragédia é apenas uma, das tantas quem vem ocorrendo mundo afora pelas mão de pessoas que buscam violência gratuita, agindo de acordo as noticias falsas e não usando qualquer filtro antes de espalhar o terror, as fake news são culpadas sim, mas precisamos também olhar para o desejo que se tem em agir com violência e julgar antes mesmo de ouvir o outro lado, a mistura de fake news com o desejo de justiça vem produzindo as mais tristes tragédias, e revelando o lado mais horrível do ser humano.

Gostou dessa informação? Não esqueça de nos incentivar deixando o seu comentário.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.