Curta e Compartilhe!

Notícias

Ministério Público do Trabalho e recomendações de proteção para o trabalho remoto

Publicado

on

Ministério Público do Trabalho e recomendações de proteção para o trabalho remoto

Desde o início da pandemia, muitas pessoas passaram a trabalhar de casa (trabalho remoto). E para garantir a proteção desses trabalhadores, o Ministério Público do Trabalho (MPT) divulgou uma nota técnica com 17 orientações destinadas a empresas, sindicatos e órgãos da Administração Pública. Quem explica mais sobre essa nota técnica do MPT é a coordenadora Nacional da Coordigualdade (Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades) do Ministério Público, Adriane Reis. Segundo ela, eles já estão na 18º Nota Técnica.

“Desde o início da pandemia o Ministério Público do Trabalho resolveu criar um grupo especial de trabalho reunindo todos os coordenadores nacionais, no qual pensamos em diversos aspectos do trabalho diante desse momento de crise”, esclarece Adriane, que é também procuradora regional do trabalho. Dentre essas orientações estão as pausas para descanso, regras sobre ergonomia, a capacitação necessária para o manejo desses equipamentos, o direito à desconexão e tudo o que é importante a pessoa que está em casa precisa saber. 

Na entrevista, a coordenadora chama a atenção também para se adequar o montante de serviço, principalmente, para aqueles trabalhadores que possuem criança pequena em casa. “A gente percebeu que isso gerava um estresse muito grande e o estresse prolongado acaba sendo fator de adoecimento mental. É uma medida de prevenção”, acrescenta a procuradora.

Meio Ambiente

Brasil – Nível dos reservatórios devem continuar baixo nos próximos dias

Publicado

on


Mentes Blindadas no Google News
Mentes Blindadas no Facebook News

Relatório elaborado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) aponta que todas as regiões do Brasil estão com os níveis dos reservatórios abaixo da média histórica. De acordo com a instituição, as regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste se encontram em situação mais crítica.

A projeção é de que o Sudeste e o Centro-Oeste brasileiros terminem o mês de julho com os reservatórios apenas 26% da capacidade. Para a região Sul, a previsão é de que reservatórios fiquem com 45% da capacidade. O Nordeste, por sua vez, deve terminar o mês com 53% da capacidade, enquanto o Norte com 80%.

Segundo o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, a crise hídrica não ocorre somente no Brasil, e que se trata de um processo de mudança climática. Ele pontuou, ainda, que o quadro não ocorre em todo o país, mas concentrada particularmente na região Centro-Oeste e no Sudeste.

A estimativa é de que o volume de chuvas do Brasil, em 2021, seja o menor dos últimos 90 anos. Inclusive, o governo iniciou uma campanha para o consumo consciente de água e luz. No entanto, a possibilidade de racionamento foi descartada.


Mentes Blindadas no Google News
Mentes Blindadas no Facebook News
Continuar lendo

TECNOLOGIA

CONHECIMENTO

NOTÍCIAS POPULARES